quarta-feira, 26 de maio de 2010

Como conservar suas roupas

Ao comprarmos roupas novas é comum não darmos importância para o conteúdo nas etiquetas. Sabendo interpretar esses pequenos símbolos, você não só conseguirá manter a qualidade e aparência das suas roupas, mas também diminuirá os riscos de perder aquela camiseta preferida por causa de uma lavagem mal feita!

A etiqueta não é apenas um enfeite ou um destaque da marca. Ela contém informações importantes para o manuseio correto das roupas como, por exemplo, o processo de lavagem ideal e qual a temperatura adequada, entre outras coisas.

Tratando sua roupa com carinho você ganha durabilidade!

Nomenclatura usada nas etiquetas.

Símbolos de Lavagem:











O primeiro símbolo da figura acima, que contem uma bacia e um “X”, significa que o artigo não deve ser lavado; ou quando estiver em estado úmido requer um tratamento delicado.


Logo abaixo vemos uma bacia com uma mão indicando que a lavagem da peça deve ser manual. Quando encontrarmos somente a imagem de um recipiente com água – o qual pode vir seguido de um traço, ou não – podemos entender que a roupa pode ser lavada normalmente, à mão ou à máquina. No entanto, atente para a presença da barra abaixo do recipiente, a qual significa que caso opte pela ação mecânica, ela deverá ser reduzida!








Os símbolos a cima contêm números os quais representam, individualmente, a temperatura máxima da água durante a limpeza da peça. As três figuras indicam que a lavagem à máquina pode ser normal, bem como o enxágue e a centrifugação das vestes.











Quando, logo abaixo do desenho da bacia, notar a existência de um traço, deve-se redobrar os cuidados para a manutenção das roupas. Cada número indica a temperatura máxima em que a água deve ser utilizada e, nesses casos, a interseção mecânica deverá ser reduzida. Para o enxágue, o ideal é que ocorra um decréscimo gradual da temperatura da água (resfriamento), enquanto a centrifugação deverá ocorrer de forma mais suave. Já as duas barrinhas abaixo da última imagem significam que o artigo não pode passar por torções.


Lavagem a Seco:













Os círculos presentes nas etiquetas representam a lavagem a seco. A letra “A” indica que para esse tipo de limpeza é permitida a utilização de todos os tipos de solvente universal. O “F” limita o uso desses produtos, indicando a presença de hidrocarboneto, enquanto que a letra “P” restringe a limpeza ao uso de percloretileno. Quando o círculo vier com um “X”, este tipo de lavagem não é recomendada!


Símbolos de Alvejamento:








Formas triangulares representam os cuidados com o alvejamento das peças. Triângulos sozinhos indicam que o clareamento através de quaisquer alvejantes é permitido. A presença do “X” cortando a figura impede a ação desses produtos para o branqueamento dos artigos. Já as letras “Cl” representam o cloro, sugerindo que a utilização de produtos que possuem esse componente sejam diluídos em água fria para o clareamento das roupas.

Símbolos de Secagem:










Para saber as instruções quanto à secagem de suas peças, atente para os quadradinhos presentes nas etiquetas! O traço horizontal no meio do quadrado indica que o artigo deverá ser estendido neste sentido durante a sua secagem. Já a presença de três barras verticais permite a organização das peças para que sejam secas por gotejamento.









A curva na parte superior do quadrado sugere que a melhor forma para secar a peça em questão é estendendo-a no varal. Quando visualizar círculos inscritos nos quadros a intervenção mecânica é permitida, a não ser quando a imagem contiver um “X” que restringe essa utilização. Um ponto preto dentro deste círculo estabelece que a secagem seja feita à temperatura mínima, enquanto dois pontinhos recomendam que o processo ocorra no ciclo normal das máquinas à temperatura máxima.

Símbolos de Passar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário